domingo, 22 de março de 2009

ARTURO VEGA E O LOGO DOS RAMONES


Eu tinha 15 anos quando caiu pela primeira vez em minhas mãos um LP dos Ramones. A fama dos caras já corria solta entre a turma da rua, tudo por conta de suas músicas de dois minutos, três acordes, riffs básicos e letras que tratavam dos sabores, da insegurança e das incertezas da adolescência. Porém, o que me chamou a atenção naquele momento também foi a capa do album: a imagem dos quatro integrantes em alto contraste, estilo xerox (característica da proliferação de fanzines na década de 70), carregada ao extremo sobre o fundo branco e no topo, o clássico logo magenta em caixa alta acrescido do titulo: Rocket to Russia. Este seria o primeiro de uma série de outros discos que graficamente impactariam minha adolescência.

Surgida em 1974, os Ramones se caracterizaram pela simplicidade nos acordes, canções rápidas (no primeiro show no lendário clube CBGB consta que a banda tocou 20 canções em 17 minutos, uma atrás da outra) e acabaram por influenciar a formação de bandas de rock em todo o mundo nos últimos 30 anos. O visual de seus integrantes foi também uma de suas marcas registradas: jaquetas de couro, jeans rasgados, cabelos compridos “a la beatles” e tênis surrado, além de um brasão criado pelo então roadie da banda, Arturo Vega.

Vega era um jovem ator/pintor de Chihuahua, México, que vivia em um loft próximo ao CBGB. Para pagar suas contas, o artista trabalhava como letrista em um supermercado produzindo cartazetes com preços de produtos.

Foi a primeira pessoa trabalhar com a banda: no início carregando e montando equipamentos de som e depois, cuidando das luzes dos shows.

Com o passar do tempo, passou a criar todos os anúncios, cartazes e flyers, bem como materiais para atrair jornalistas e outros tipos de empresários ligados a música. Claro que sem a tecnologia dos softwares e macs que dispomos hoje.

Porém, o mais importante é que Arturo concebeu um produto que, juntamente com as turnês, praticamente mantiveram os Ramones vivos: a venda de camisetas.

A maioria dos desenhos das camisetas eram derivadas de fotografias preto-e-branco de uma águia careca americana. Esta imagem figurava na fivela de um cinto na parte posterior do primeiro álbum (a foto, por sinal, foi cortada a partir de um auto-retrato que Vega havia tirado com um centavo no interior de uma cabine fotográfica).

No livro “Ramones – An American Band” o artista comenta: “Quando cheguei a Washington, me impressionei com a atmosfera dos edifícios oficiais e seus escritórios com bandeiras em flâmula por todos os lugares. Pensei: O Grande Selo dos dos Estados Unidos da América seria perfeito, com a águia segurando as setas - para simbolizar a força e a agressão que possa ser usado contra quem se atreve a atacar-nos - e um ramo de oliveira, oferecido para aqueles que querem ser amigáveis. Mas estamos decididos a mudá-lo um pouco. Em vez do ramo de oliveira, tivemos uma o ramo de macieira, uma vez que os Ramones eram tão americanos como uma torta de maçã. E uma vez que Johnny era fanático por baseball, adaptamos a águia segurando um taco ao invés das flechas."

O deslocamento no bico da águia onde originalmente lia-se "look out below/veja a seguir", mais tarde foi alterado para "Hey, ho! Let's go!" As setas sobre a águia do escudo vêm de um desenho de uma camisa de poliéster que Vega havia comprado na 14th Street, enquanto as letras do nome da banda, por extenso em caixa-alta, foram adesivadas em letraset.

As vendas destas camisetas, não só mantiveram os Ramones por muitos anos, mas também foi o modo como Vega financiava suas viagens com a banda pela Califórnia e Europa e também sua principal fonte de renda.

Arturo Vega trabalhou durante 27 anos com os Ramones. Praticamente tornou-se o quinto membro da banda. É provável que não tenha formação alguma em design ou comunicação. Seu nome não aparece nos grandes tratados e publicações da área. Mesmo assim, sua arte feita há 30 anos, na base de “cola, tesoura e letraset”, continua inspirando e sendo estampada em toda uma geração, seja na moda, no cinema ou em porões sujos nos quatro cantos mundo... Gabba Gabba Hey!

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4 comentários:

  1. Fala Carlutcho! Parabens!
    Muito bom o seu blog! Sucesso nele!
    E para medir o sucesso, nada melhor que um Google Analytics!
    Estarei colocando nos meus favoritos!

    Abs e não pare de postar.

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  2. Grande Carlin,

    Mandou muito bem no texto de inauguração do Blog. Hey, ho, let´s go! Parabéns. Quem sabe crio vergonha e começo também a produzir algo na Blogosfera. Ah, indiquei seu Blog no Twitter. ; ) Valeu! Ed.

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  3. Só uma coisa: Vega era genial e .. eu preciso desse converse.. AGORA!

    vou ouvir ramones e procurar onde achar essa belezura!

    Fer.

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